Aprenda a Tocar Violão 02

04/11/2014 08:54

POSIÇÃO DO VIOLÃO

(2ª Aula)

 

Antes de iniciarmos a parte prática do nosso curso, é indispensável que estudemos com muita atenção a parte teórica; é necessário, por exemplo, que o aluno ou aluna aprenda a segurar corretamente o seu instrumento, bem como a colocar as mãos nas posições corretas.

Sente-se numa cadeira, deixe o busto pender um pouco para frente, coloque o pé esquerdo em cima de um banquinho de uns 15 centímetros mais ou menos de altura e afaste o joelho direito o quanto for preciso para recostar a parte externa da curva maior do violão, ao lado interno da coxa direita.

Apóie a parte côncova do violão sobre a perna esquerda: abrace-o contra o peito na direção do coração, ficando o tampo harmônico perpendicular ao chão e a extremidade da Cabeça do violão à altura do ombro esquerdo. Quanto à posição feminina, a mulher pode cruzar as pernas, caso não queira tocar na posição masculina. Existem muitas mulheres que adotam a mesma posição masculina. 

 

POSIÇÃO DA MÃO DIREITA

 

 

Com a parte interna do terço superior do ante-braço apoiada sobre a quina da curva maior da caixa do violão, como se estivesse inanimada, coloque as pontas dos dedos indicador, médio e anelar, sobre as três primeiras cordas, como mostra a figura. O dedo polegar se projeta ao lado do indicador e os outros ficam um pouco arqueados.

A mão direita é de extrema importância; dela depende a qualidade e robustez do som e isto é o necessário para lhe darmos toda a nossa atenção.

 

 

POSIÇÃO DA MÃO ESQUERDA

 

 

Uma vez colocado o violão na posição correta, leva-se a mão esquerda ao braço do mesmo, arqueando os dedos sobre as cordas, de maneira que suas pontas caiam sobre elas uniformemente.

A falangeta do dedo polegar esquerdo, deverá apoiar-se nas costas do braço do violão. Tenha-se o cuidado de projetar o pulso para frente, pois que, assim procedendo, o dedo polegar não sairá de sua posição natural de apoio. 

 

 

NOTA: Para continuar com o curso, é necessário que você faça, se ainda não fez, a sua inscrição!

Entre no Fórum e deixe o seu comentário por lá!

 

Veja Ainda:

Técnicas Para Guitarra

Conheça os Nossos Produtos

ASSISTIR OUTRA AULA              

Atenção: Se você quiser fazer o curso completo de uma forma mais rápida, Clique Aqui.

 

AJUDE O NOSSO SITE