Tablatura

14/11/2014 13:10

TABLATURA

(3ª Aula)

 

 

A Tablatura é uma representação do braço do violão, que indica qual corda e a casa que você deve tocar. As linhas horizontais representam as cordas e, sobre as linhas, são colocados números que representam a casa onde a nota se encontra.

 

 

Na Tablatura, a linha superior representa a primeira corda do violão (a mais fina) e a última linha inferior, representa a sexta corda ( a mais grossa).

As letras colocadas à esquerda da Tablatura, indicam os nomes das notas de cada corda do violão, a saber:

E= Mi, B=Si, G=Sol, D=Ré, A=Lá e E=Mi novamente.

Veja o significado de cada letra em relação às notas musicais:

A é igual a Lá.

B é igual a Si

C é igual a Dó

D é igual a Ré

E é igual a Mi

F é igual a Fá

G é igual a Sol.

 

Vamos, então, ver um exemplo de como se toca as notas seguindo os números colocados na Tablatura.

 

Observe a Tablatura abaixo:

 

Observamos primeiramente que só temos números sobre a linha inferior da Tablatura, que é a linha que representa a sexta corda do violão.

Observamos os números 0 (zero), 1, 3 e 1 novamente. Pois bem; Quando temos o zero (0) sobre uma linha, significa que devemos tocar a corda livremente, solta, isto é, sem apertá-la com algum dedo da mão esquerda.

 

 

Depois, em seguida, vem o número 1 e isto significa que devemos tocar a sexta corda apertada com o dedo 1 na primeira casa do braço do violão. Vide figura acima.

Quanto ao número 3, devemos apertar com o dedo 3 na terceira casa do braço do violão e voltamos, então, a apertar a primeira casa novamente com o dedo 1.

Veja a imagem do braço do violão, para ficar mais claro:

 

 

Observe que a primeira casa, localiza-se ao lado do Capotraste ou Osso Superior.

A Tablatura é lida da esquerda para a direita, como fazemos quando lemos algum texto!

Agora é pra valer mesmo!

Este é o seu primeiro exercício que deverá ser tocado, no mínimo, 100 vezes. Claro que você irá praticá-lo pelo menos umas 10 vezes por dia.

Ao prender a corda com o dedo 1 da mão esquerda você deverá tocá-la com o dedo indicador (i) da mão direita; e, ao prender a corda com o dedo 2 da mão esquerda, pulse esta corda com o dedo médio (m) da mão direita. Entendido?

 

 

Outra recomendação: Ao chegar na sexta corda, quando você pulsar com o dedo 2 prendendo-a, avance uma casa na direção da boca do violão e desça

pulsando da sexta corda em direção à primeira corda. Neste instante, o dedo 1 ocupará a casa 2 e o dedo 2 ocupará a casa 3. Ou seja, você deverá fazer os movimentos iniciais (aqueles das casas primeira e segunda) em toda a extensão do braço do violão, até chegar à 12ª Casa.

Procure manter o mesmo intervalo de tempo ao mudar de um dedo para outro, bem como ao mudar de uma corda para outra. Por exemplo: 1 segundo em cada nota pulsada. Pratique devagar; não corra! Quando for adquirindo mais familiaridade com o movimento, aí você pode acelerar o exercício.

Como você viu, uma casa no violão é a distância de um traste ao outro. Lembre-se que traste é o ferrinho que divide o braço do violão em diversas partes.

Qualquer dúvida ou comentário, entre no Fórum.

Veja Também

Cursos

Curso de Teclado

Curso de Composição Musical

ASSISTIR OUTRA AULA

Atenção: Se você quiser fazer o curso completo com mais rapidez, Clique Aqui.

 

AJUDE O NOSSO SITE